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quarta-feira, 10 de junho de 2009

Odeio acertar em relação ao Brasil.


Minutos atrás acessei o Blog da Petrobras. Quase caí duro!

Quantas e quantas vezes desejei estar errado nas minhas previsões ou opiniões sobre o Brasil ou em qualquer outro assunto inerente a esse “paíf”?

Muitas e muitas vezes, Leitor(a)! Creia-me. Porém, invariavelmente acerto todas.

Não imagina como isso me deixa triste. Ao mesmo tempo, irritado.

Parece que só eu conheço a verdade brasileira tal como é; e, louco de atar, fico apregoando-a num mar de almas sem um pingo de vergonha nas caras.

Eu queria apenas que o Brasil fosse um país decente, democrático, com igualdade e justiça social.

Mas não há jeito! Peque-se por onde se lhe pegue; olhe-se por onde se olhe, o que se vê no Brasil é um caos social e gente amoral, sem sentimentos patrióticos por todos os lados.

Preferem vendar os olhos, tampar os ouvidos e falar qualquer besteira para não enxergarem o quão laxos se tornaram na miséria de vidinhas que tentam fazer flutuar.

Quanto mais rezo, mais assombração aparece. Agora pela mão do nada menos presidente da Associação Brasileira de Imprensa;

A
ABI, que completou 100 anos de existência, com um azedo na presidência.

Olhem bem para a cara do elemento acima. Merece ou não um casaco com o logotipo bordado da Petrobras?

Só não lhe examinei os bolsos. Evitei sujar as mãos. Afinal é jornalista... e velho que nada aprendeu, nem consciência tem da profissão que exerce!

Em vez de trabalhar para instituir a ética como base, como princípio filosófico na imprensa nacional e forçá-la a ser responsável; a desempenhar um papel social para transformar o Brasil num país efetivamente democrático, o presidente da ABI fez exatamente o contrário.

Em nome da ABI apoia o Blog da Petrobras!

Tenho ou não tenho razão? Só não sei quanto levou.

Talvez uma viagem ainda a combinar. Com acompanhante, é claro. Muito não deverá ter sido...

Afinal, o Blog da Petrobras veio para ficar. Será copiado a torto e a direito. Será melhorado tenha a certeza. Entrará para as já ruins faculdades de comunicação como uma epifania a ser recomendada às empresas obscuras... Que no Brasil há duas em cada esquina.

Um novo nicho de mercado abriu-se nesse "paíf". Não haverá empresa sem blog com farta mão-de-obra à disposição.

Os jornais e revistas perdem sentido. Como já estão às portas da falência, muito em breve uma legião de jornalistas sem escrúpulos fará fila diante dessas empresas.

Habituados à falta desse atributo, vai sobrar gente pra dar conta de tanto blog. Para escrever a “verdade” das empresas; a mesma que estão habituados a publicar.

A imprensa brasileira como um todo, – sem exceção, – colhe o fruto de décadas e décadas de maus serviços, de muitas manipulações, de conivências sórdidas, de um batalhão de mentiras e duma arrogância que jamais, sequer, – em tempo algum, – teve o direito de pensar em possuí-la... quanto mais de exercitá-la.

O Lula já pode arquivar o seu projeto de controlar/ amordaçar a imprensa. Não precisa mais se esforçar. A idéia da Petrobras foi absolutamente genial. Um ovo de Colombo pronto pra ficar em pé.

o Blog da Petrobras representa acima de tudo o descrédito formal e oficial do jornalismo brasileiro pautado na irresponsabilidade, na falta de caráter, na exploração da desgraça alheia...

Desta vez não precisei esperar uma semana para ver o meu comentário «
aqui», – de apenas três dias atrás, – transformar-se em realidade... inteiramente brasileira.

Leia você mesmo(a) e tire as suas conclusões.

Eu vou trabalhar.

Preciso esquecer que falo português e que o Brasil é um país de f#%da$µ%#*s.

A ABI e o blog da Petrobras
By Blog Fatos e Dados Petrobras

Veja abaixo a carta enviada pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa:

A ABI considera legítima a decisão da Petrobras de criar um blog para divulgação das informações que presta à imprensa e especialmente aos veículos impressos, uma vez que as questões relativas ao seu funcionamento e aos seus atos de gestão interessam ao conjunto da sociedade, que não pode ficar exposta ao risco de filtragem das informações típica e inseparável do processo de edição jornalística. A empresa tem o direito de se acautelar, através das informações que difunde no blog, contra as distorções em que os meios de comunicação têm incorrido, como a própria ABI registrou em matéria publicada da edição de 31 de maio de um dos jornais que agora se insurgem contra o blog da empresa.

A criação do blog constituiu-se em instrumento de autodefesa da empresa, que se encontra sob uma barragem de fogo crítico disparado por vários veículos impressos. Não se poderá alegar que é assegurado à empresa o direito de resposta, uma vez que quando este for exercido a informação nociva já terá produzido afeitos adversos. Ademais, é conhecido principalmente dos jornalistas o tratamento que a imprensa concede tradicionalmente ao direito de resposta, se e quando o reconhece e o acata: a informação imprecisa ou inidônea é divulgada com um destaque e uma dimensão que não se confere à resposta postulada e concedida.

O presente confronto entre a empresa e alguns veículos de comunicação tem inegável cunho político, com favorecimento de segmentos partidários que se opõem ao Governo Lula. A Petrobras encontra-se, infelizmente, na linha de tiro do canhoneio contra ela assestado. Atacá-la com a virulência que se anota agora não faz bem ao País.

Rio de Janeiro, 9 de junho de 2009
Maurício Azêdo, Presidente


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